Desenvolvimento de texto com público alvo

 por Solomon Green Adkins


Escrever textos vai além de pensar em palavras e pontos, na minha opinião.

É preciso sempre direcionar seu texto para uma direção. Para um público. Um nicho.




A construção mais atrativa de um texto comum está em suas características especiais. Sua linguagem principal, além das secundárias, que incluem menores grupos de pessoas. 

Um conto pode escrito na língua inglesa, mas com termos e articulações de frases nativos da Inglaterra. Comum, principalmente, entre as pessoas mais velhas e tradicionais. Se você tiver definido esse como o público alvo do texto, ótimo. Ele será bem apreciado e devidamente recebido.

Se isso não for o caso... Ham... Tente outra vez. Agora, pensando no seu alvo.

Minha percepção quanto aos sentimentos alheios parece ter melhorado bastante recentemente, e essa empatia me fez perceber o quanto é importante direcionar melhor suas criações para os seus destinos. Principalmente, quando o destino em questão são pessoas!

Modo de escrita

Primeiro de tudo, o modo da escrita. Seja um texto mais profissional ou não, é bom considerar bem o vocabulário e as expressões que você pode usar em um texto. Entenda seu público antes de tomar essa decisão, pois você precisa chegar no melhor plano de aproximação que for plausível, de modo direcionado.


Você pode alterar entre expressões, dialetos e palavras de diferentes cidades, estilos, países, continentes, gêneros, idades... Tudo.

Para pessoas de maior idade, talvez algo mais tradicional ou que remeta a épocas mais antigas. Para jovens, expressões recentes, memes, referências da cultura pop atual. Para um público majoritariamente masculino, entonações e vozes que remetam a masculinidade. Para um público majoritariamente feminino, o mesmo, mas para algo feminino. Eu sei, é meio estúpido, mas é muito mais fácil de agradar as pessoas quando você entrega algo que seja próximo a elas.

Dessa forma, a leitura seria mais imersiva, linear e convincente.


Fluxo de leitura

Além de nuance do contéudo, é bom considerar a estrutura geral do seu texto.

Mesmo que cada um tenha seu próprio jeito de leitura, é possível segmentar melhor parágrafos, deixando os conteúdos relacionados bem próximos nos mesmos trechos. E, isso também auxilia na concentração sobre o conteúdo. Mudar o assunto de modo súbito é passivo de pedir para que o leitor perca a concentração, ou então sinta um desconforto quanto à confusão.

Mas, para montar seus parágrafos, sempre busque fazer orações menores. A concisão é essencial para a construção de um texto. Tornar as frases e parágrafos mais curtos acaba por deixar a leitura mais prazerosa, dinâmica e menos cansativa. Além de tornar a aparência do seu texto, como um todo, muito mais atrativa e suscetível para a leitura dedicada.


Revisão

Uma técnica para a criação de bons textos, é deixar sua mente fluir como quiser com as palavras, frases e situações por um bom tempo. Crie a base geral de seu texto, incluindo todas as suas ideias ou desejos iniciais. Então, depois, revise.

Um ciclo de iteração é um processo onde um produto é avaliado no seu estado final, revisado, repaginado, e então posto à prova outra vez.

Durante esses ciclos de iteração na revisão, o texto pode ou crescer, ou diminuir. Perder palavras, frases, parágrafos inteiros. E, como dito anteriormente: quanto menor puder fazer seus parágrafos, melhor.

É importante ter resiliência e uma boa flexibilidade na hora de fazer suas revisões. Veja se o sentimento que você queria passar está presente na leitura. Se o tamanho é muito grande e cansativo, ou muito curto e com pouca importância.

Esses pequenos detalhes que você, agora como leitor do próprio protótipo, poderá identificar, corrigir e aperfeiçoar.



Quer aprender um pouco mais? Acesse nossos outros conteúdos aqui no perfil, e nossos vídeos no YouTube também!

https://youtu.be/ddRHrfh-w28

https://youtu.be/10jfrwFofNQ

https://youtu.be/Vv-amGSafpk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog