Textos para as redes sociais
por Rachel Martínez Williams
Construir legendas para postagens no Facebook e no Instagram, ou então montar roteiros para vídeos no YouTube e Tiktok, são habilidades de uma redação especificada e direcionada para o mercado. Atualmente, existem duas articulações muito pertinentes no mercado: redatores profissionais e especializados, ou o uso de inteligência artificial para a construção dos textos.
Redatores profissionais constroem textos a partir do zero, ou então a partir de referências básicas, e tem uma poderosa articulação com as palavras e situações. A vantagem de construir um texto especializado é ser muito mais específico quanto ao seu nicho, potencializando a visão, valores e temática da empresa responsável pelas postagens e textos.
Textos criados por inteligência artificial, por outro lado, são muito mais baratos e rápidos de serem construídos. Entretanto, podem pecar na articulação direcional do conteúdo, aparentando certa generalidade em sua construção. Comumente, os textos são gerados por I.A, e então refinados por uma pessoa. Entretanto, o sujeito em questão precisa possuir habilidade para corrigir os textos de modo que adicione ao conteúdo, e não o contrário.
Pensando em adiantar esse processo de especialização, quis ajudar com algumas dicas sobre o assunto!
Ortografia
Certifique-se de manter a ortografia mais correta possível em seus textos. Uma boa escrita e correta ortografia podem passar sentimentos apenas por sua organização e presença, tais como confiança, dedicação, profissionalismo e até mesmo sofisticação, se seu conteúdo estiver inclinado para isso.
Tome cuidado com o uso da linguagem informal no texto. É bom se envolver mais com o público e usando a cultura que eles podem utilizar. Entretanto, cuidado com sua própria imagem de empresa nesse quesito.
Uma indústria de caldeiras não tem nada a ver com gírias de rua, por exemplo. Ou então, uma empresa com foco tecnológico utilizando o vocabulário rural... Certo crédito perde-se nessas situações. É bom evitar expressões e palavras que não coincidam com a imagem geral da organização.
Mas, se tiver certa relação e inclinação, o uso é liberado, mas de modo moderado. É preciso encontrar o balanço entre o profissional e o envolvimento com o público.
Concisão e organização
As pessoas devem se sentir confortáveis enquanto lêem o texto. É preciso que a informação seja compactada o máximo possível, e bem dividida com o recurso dos parágrafos. Só pelo olhar, é preciso notar que o conteúdo está conciso, e bem organizado.
Quando a percepção indica apenas um grande bloco de texto, todo misturado e confuso, é quando grande parte da vontade de ler começa esvair do leitor.
Estruture o texto todo pensando em um fluxo. Pode colocar um parágrafo maior com a informação bem arrumadinha e descrita, e então um parágrafo pequeninho fazendo complemento e uma conexão com o próximo parágrafo. Assim, o leitor não vai se cansar tanto, e encontrará dinamismo na organização!
Emojis
É costumeiro utilizarmos emojis no nosso dia a dia, seja de modo intenso ou apenas uma vez aqui e ali. Para o uso profissional dos textos, os emojis servem vários papéis:
- Quebrar a monotocidade do texto corrido e extenso;
- Diminuir a impressão de dificuldade do texto;
- Relacionar-se melhor com os costumes do dia a dia das pessoas;
Atenção para as situações nas quais os emojis devem ser evitados de uso. Formalidade de muita etiqueta ou cunho profissional não costumam dar espaço à presença dos emoticons, e o mesmo se aplica a situações sensíveis, tais quais a situação familiar, financeira, ou emocional das pessoas.
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