Textos para as redes sociais


por
Rachel Martínez Williams


Escrever textos para as redes sociais pode ser um pequeno desafio para quem não tem o hábito de usa-las, ou então a articulação profissional bem desenvolvida. 

Muito desse aprendizado vem da observação de outros exemplos, mas gostaria de dar algumas dicas e introduções aos textos por aqui! 

Vem comigo!

Construir legendas para postagens no Facebook e no Instagram, ou então montar roteiros para vídeos no YouTube e Tiktok, são habilidades de uma redação especificada e direcionada para o mercado. Atualmente, existem duas articulações muito pertinentes no mercado: redatores profissionais e especializados, ou o uso de inteligência artificial para a construção dos textos. 

Redatores profissionais constroem textos a partir do zero, ou então a partir de referências básicas, e tem uma poderosa articulação com as palavras e situações. A vantagem de construir um texto especializado é ser muito mais específico quanto ao seu nicho, potencializando a visão, valores e temática da empresa responsável pelas postagens e textos.

Textos criados por inteligência artificial, por outro lado, são muito mais baratos e rápidos de serem construídos. Entretanto, podem pecar na articulação direcional do conteúdo, aparentando certa generalidade em sua construção. Comumente, os textos são gerados por I.A, e então refinados por uma pessoa. Entretanto, o sujeito em questão precisa possuir habilidade para corrigir os textos de modo que adicione ao conteúdo, e não o contrário.

Pensando em adiantar esse processo de especialização, quis ajudar com algumas dicas sobre o assunto!

Ortografia

Certifique-se de manter a ortografia mais correta possível em seus textos. Uma boa escrita e correta ortografia podem passar sentimentos apenas por sua organização e presença, tais como confiança, dedicaçãoprofissionalismo e até mesmo sofisticação, se seu conteúdo estiver inclinado para isso.

Tome cuidado com o uso da linguagem informal no texto. É bom se envolver mais com o público e usando a cultura que eles podem utilizar. Entretanto, cuidado com sua própria imagem de empresa nesse quesito. 

Uma indústria de caldeiras não tem nada a ver com gírias de rua, por exemplo. Ou então, uma empresa com foco tecnológico utilizando o vocabulário rural... Certo crédito perde-se nessas situações. É bom evitar expressões e palavras que não coincidam com a imagem geral da organização.

Mas, se tiver certa relação e inclinação, o uso é liberado, mas de modo moderado. É preciso encontrar o balanço entre o profissional e o envolvimento com o público.


Concisão e organização

As pessoas devem se sentir confortáveis enquanto lêem o texto. É preciso que a informação seja compactada o máximo possível, e bem dividida com o recurso dos parágrafos. Só pelo olhar, é preciso notar que o conteúdo está conciso, e bem organizado.

Quando a percepção indica apenas um grande bloco de texto, todo misturado e confuso, é quando grande parte da vontade de ler começa esvair do leitor.

Estruture o texto todo pensando em um fluxo. Pode colocar um parágrafo maior com a informação bem arrumadinha e descrita, e então um parágrafo pequeninho fazendo complemento e uma conexão com o próximo parágrafo. Assim, o leitor não vai se cansar tanto, e encontrará dinamismo na organização!


Emojis

É costumeiro utilizarmos emojis no nosso dia a dia, seja de modo intenso ou apenas uma vez aqui e ali. Para o uso profissional dos textos, os emojis servem vários papéis:

  • Quebrar a monotocidade do texto corrido e extenso;
  • Diminuir a impressão de dificuldade do texto;
  • Relacionar-se melhor com os costumes do dia a dia das pessoas;
A intensidade de uso deve variar da sua integração social quanto a sociedade, ou em coisas como dramatismo e persona. 

Atenção para as situações nas quais os emojis devem ser evitados de uso. Formalidade de muita etiqueta ou cunho profissional não costumam dar espaço à presença dos emoticons, e o mesmo se aplica a situações sensíveis, tais quais a situação familiar, financeira, ou emocional das pessoas.




Quer aprender um pouco mais? Acesse nossos outros conteúdos aqui no perfil, e nossos vídeos no YouTube também!

https://youtu.be/ddRHrfh-w28

https://youtu.be/10jfrwFofNQ

https://youtu.be/Vv-amGSafpk

Comentários